O Prêmio Ser Humano foi instituído em 1993 pela ABRH Brasil e em 2024 foi a 8ª Edição pela ABRH-MA. Se consolidou como um importante instrumento de valorização das melhores iniciativas em Gestão de Pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e de novos talentos.
O Prêmio é concedido, anualmente, aos profissionais e às organizações do setor público e privado, cujas práticas inovadoras tenham alcançado significativos resultados quantitativos e qualitativos e que possam ser considerados uma referência no mercado.
Reconhece também estudantes e professores universitários de qualquer formação que produzam trabalhos de caráter técnico ou científico, bem como suas respectivas instituições de ensino superior.
A premiação vem para fomentar ações e valorizar aqueles que demonstraram dedicação, inovação e compromisso na gestão de talentos e no desenvolvimento de pessoas nas organizações com impacto também na sociedade, através de trabalhos que levaram em conta, sempre de forma equilibrada, os interesses das pessoas, organizações e sociedade, gerando resultados memoráveis e algumas vezes, intangíveis.
Baixe nosso documento com todas as informações
detalhadas do Prêmio Ser Humano.
Reconhecer os trabalhos que melhorem o
desenvolvimento de pessoas e organizações,
São exemplos para desenvolver os cases:
Premiar trabalhos que melhorem a gestão da
infraestrutura, qualidade e eficiência dos
serviços de gestão de pessoas.
Reconhecer os gestores responsáveis por
gestão de pessoas que empreendem ações
referentes ao meio ambiente, ao social e a
governança.São exemplos para desenvolver os cases:
Reconhecer o profissional que teve relevante destaque em projetos voltados para Gestão de Pessoas, que valorizaram de forma equilibrada, os interesses das pessoas, organizações e
sociedade, gerando resultados mensuráveis.
Premiar jovens para que se interessem,
durante a sua passagem pela universidade e/ou início da carreira profissional, a realizar trabalhos práticos para a melhoria na gestão de pessoas.
Podem participar estudantes, profissionais e empresas que queiram fomentar e divulgar suas práticas em gestão e desenvolvimento de pessoas.
Vencedora(a):
KRISTIN RIBEIRO VIANA
Trabalho Acadêmico:
ANÁLISE DO PERFIL DE ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFMA BASEADO NA ESCALA QUADRIDIMENSIONAL EAE-E4D
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: Instituto Mariana
Case: Potencia Jovem
2ª Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: OGMO – ÓRGÃO DE GESTÃO DA MÃO DE OBRA DO TRABALHO PORTUÁRIO AVULSO
Case: ANCORAGEM – PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO
1ª Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: EMAP – EMPRESA MARANHENSE DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA
Case: PROGRAMA PORTO DO FUTURO – TRANSFORMAÇÃO ÁGIL NO PORTO DO ITAQUI
1º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: CORTEZ EMPREENDIMENTOS
Case: ONBOARDING: UM ELO ENTRE AS PESSOAS E A CULTURA ORGANIZACIONAL
2º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: CESAR THIMÓTEO ADVOGADOS
Case: PROGRAMA FUTUROS ADVOGADOS
1º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: SERHUM CONSULTORIA
Case: PROGRAMA DIÁLOGOS SERHUMANOS
3º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: ROFE DISTRIBUIDORA
Case: PROJETO LEVE MENTE: PRÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DO TRABALHO
2º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: CIMAR CIMENTOS DO MARANHÃO – CIMENTO BRAVO
Case: PLANO DE GENTE: AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A RETENÇÃO DE TALENTOS
1º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: VALE S.A.
Case: BEBÊ A BORDO : SALA DE AMAMENTAÇÃO PARA RETORNO PÓS LICENÇA MATERNIDADE
3ºLugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: GRUPO DOM BOSCO
Case: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E MENTORIA
2º Lugar
Modalidade: Desenvolvimento
Empresa: GRUPO MATEUS
Case: UNIMATEUS – PROGRAMA DE SUCESSORES
1º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: CORES DO MARÁ
Case: PROTAGONISTAS DO MARÁ
2º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: FUNDAÇÃO VALE
Case:NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE ARARI: UM HUB DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS
1º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS – SEMA
Case: RECICLA FOLIA: PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E GERAÇÃO DE RENDA
2ª Lugar
Modalidade: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
Empresa: EMPRESA MARANHENSE DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA – EMAP
Case: O JOVEM TECH COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NA VIDA DE MARANHENSES
1º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: AGÊNCIA CICLO
Case: CINEMA PARA TODOS
1º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: CENTRO EDUCACIONAL DOLORES SOARES
Case: PROJETO SOCIAL BF EMPREENDEDOR
2º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: OPERADORA PORTUÁRIA DO ITAQCOMPANHIAUI – COPI
Case:PROJETO SEMENTES DO SABER: FORTALECENDO LAÇOS ENTRE EMPRESA E COMUNIDADE
TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS
1º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: VALE
Case: DESENVOLVIMENTO SÓCIOECONÔMICO DA REGIÃO DO ITAQUI BACANGA
3ª Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: SUZANO
Case: CULTURA PLURAL: GOVERNANÇA DA DIVERSIDADE, EQUIDADE E IGUALDADE
2º Lugar
Modalidade: ESG – AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA
Empresa: VALE
Case: APRENDENDO JUNTOS: A ESCUTA ATIVA E INTEGRAÇÃO NA BASE DA RELAÇÃO DA VALE COM COMUNIDADES EM SÃO LUÍS
1º Lugar
Modalidade: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
Empresa: KAIROS COMÉRCIO E SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO EM MOTORES
Case: MEDRO: OTIMIZAÇÃO E INOVAÇÃO NO CONTROLE DE MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO
1º Lugar
Modalidade: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
Empresa: VALE
Case: ROTA 4.0: PADRONIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE INSPEÇÃO COMO FERRAMENTA DE QUALIDADE
3º Lugar
Modalidade: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
Empresa: GRUPO MATEUS
Case: TRANSFORMAÇÃO CULTURAL EM SSMA
2ª Lugar
Modalidade: EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL
Empresa: POTIGUAR
Case: PROGRAMA GESTÃO POTIGUAR – PGP
1º Lugar
Administrador, Mestre em Administração pela Universidade de Extremadura – ESP (Convalidado no Brasil pela UFRN), especialista em Gestão de Pessoas, Marketing e Propaganda, Sindicalismo e Relações do Trabalho, Administração Avançada, todos pela FAE e Gestão Estratégica Comercial e Marketing pela Multivix. Certificação internacional em Excelência no Atendimento pela Universidade Disney e em Effective Sales Management pela University of Michigan Business School, ambas nos EUA. Orientação para o Mercado e Direção de Vendas pelo ESADE de Barcelona-ESP. Executivo especialista nas áreas comercial, marketing e de recursos humanos durante mais de 30 anos em empresas de porte em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Também atua como Conselheiro Consultivo de Gestão, com certificação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Atualmente Gestor da EMPALUX.
Com uma trajetória profissional dedicada ao desenvolvimento humano e à estratégia organizacional, atua como Coordenadora Regional na CIEE/PR, onde sua liderança é pautada na valorização de pessoas e na busca constante pela excelência operacional. Sua missão é clara: empregar estratégias que não apenas impulsionem processos, mas que também reverberem positivamente no compromisso social. Na posição de Suplente no Conselho Estadual da Juventude do Paraná, seu foco é fortalecer iniciativas que preparem a juventude para um futuro promissor. A experiência acumulada ao longo dos anos me permite transcender as atividades cotidianas ao inspirar mudanças positivas e duradouras, não só na comunidade, mas em toda a sociedade, com um olhar atento para a resolução de problemas e a aplicação de estratégias eficazes de resultado.
É sócia da COSTA CECCATO EMPREENDIMENTOS. Atua nas áreas de administração e desenvolvimento de novos empreendimentos. Com sua formação em Pedagogia com habilitação em treinamento e desenvolvimento empresarial, sua jornada teve grandes desafios na FILSAN EQUIPTOS, NATURA COSMETICOS, AQUAMEC EQUIPTOS, DELLANNO MOVEIS, SRC CONSULTORIA. Sua última formação foi o MBA em ESG.
A vivência no mundo corporativo despertou ainda mais a paixão por desenvolver pessoas nas suas diferentes razões de ser .Formada em administração e direito com especializações em gestão e desenvolvimento de pessoas seu propósito é trabalhar com pessoas e para as pessoas. Tem formação em coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching ( SLAC) e atua com Coaching Executivo, Carreira e Liderança. Percebendo em muitos jovens profissionais a insatisfação com a carreira e que buscam auxilio no coaching para mudar de profissão, ampliou o foco do trabalho e trouxe o expertise e vivência do mundo corporativo também para Estudantes a partir do segundo ano do ensino médio quando tem muitas dúvidas sobre suas escolhas de carreira e profissão.Com ferramentas. metodologia e experiência auxilio na descobertas de potenciais, planejamento de metas, objetivo e foco.Realiza assessoria a pequenas e medias empresas nos processos de RH, desenvolvimento de liderança, gestão da cultura organizacional alinhada com missão, visão e valores. Certificada pela Barrett Values Centre. Sua última formação foi o MBA em ESG.
Profissional apaixonada por pessoas e cultura, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional, gestão de mudança, liderança e operações. Possui pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e especialização em Coaching e Dinâmica de Grupo.Atualmente, como Head Pessoas e Cultura na Eurostock Investimentos, uma empresa que oferece soluções financeiras inovadoras e personalizadas para seus clientes. É responsável por criar e implementar estratégias de gestão de talentos, engajamento, clima e performance, alinhadas à visão, missão e valores da empresa. Também atua como facilitadora e consultora em projetos de cultura e negócios, apoiando as equipes a alcançarem seus objetivos e potencializarem seus resultados. Sua experiência internacional proporciona uma visão ampla e diversificada do mercado e das tendências globais. Sua última formação foi o MBA em ESG.
Profissional formada como Tecnólogo em Recursos Humanos, sua trajetória durante 10 anos foi na empresa do Grupo Taborda, da área de transporte, atual Transporte Soares de Andrade. Cresceu dentro da empresa e hoje é Gerente de Recurso Humanos. Trabalha com todos os processos de RH, com vasta expertise. Sua última formação foi o MBA em ESG.
Sócio proprietário da MNS Consultoria e Gestão Empresarial, com uma experiência de mais 30 anos no mercado. Mestrado em Administração. Sua última formação foi MBA em Marketing. Sua jornada pelas empresas, deixou marcas na AMBEV, CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE, FUNDAÇÃO DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – FUCAPI. Atualmente sua área é Consultoria e Auditoria em Sistemas de Gestão Integrados.
CEO e Diretoria Executiva da AZO HEALTCARE. Sua formação é Engenharia Biomédica e Ciências da Felicidade. Sua atual área é a Gestão de empresa familiar no ramo alimentício e em consultoria, assessoria e desenvolvimento de pessoas em empresas na área da saúde. Profissional com experiência em empresas nacionais de médio e grande porte, com vivência na área de Operação e Manutenção, envolvendo o setor hospitalar;Competência na implantação de serviços de apoio/não assistências, com foco em acreditação hospitalar (ONA) e Projeto Participativo Público Privado (PPP) celebrado entre o Estado do Amazonas (Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM)) e a Concessionária Zona Norte - SPE;Habilidades em análise e implantação de plano contingencial e acompanhamento de execução de obra/reforma;Liderança dinâmica e participativa .
Formada em Administração de empresas, especialista em Gestão de Negócios, com 24 anos de experiência em projetos na área comercial e relacionamento com instituições de todos os portes, públicas e privadas. Expertise no atendimento a clientes, no formato de consultoria, identificando oportunidades que impactem no alcance dos resultados e agreguem valor ao negócio. Vivência na área comercial, com soluções para toda jornada do colaborador (serviços de RH): Onboarding, Cultura, Programas de Desenvolvimento, R&S e RPO, Mão de Obra Temporária e Terceirizada, Diversidade, estudos de mercado, offboarding, programas de estágio, trainee.
Formada em Marketing. Tem uma experiência de 15 anos na gestão de gente. Como Consultora Administrativa no CIEE – Centro Integrado Empresa Escola, tem uma forte atuação na inserção de jovens ao mundo corporativo. Sua última especialização foi em Gente e Gestão. Trabalhou ACIA - Associação Empresarial de Ananindeua, Executiva RH, Big Bem, Tabalmix Concretos, O Boticário.
Seu propósito de vida é inspirar e ser inspirado positivamente, engajar e ser engajado para construir e sustentar relacionamentos.Seus principais valores são: Aprendizado, Colaboração, Contribuição, Criatividade, Crença em Deus, Liderança, Ética, Respeito pelas Pessoas, Empatia.Atualmente atua como Gerente Administrativo e de Operações do Negócio Especialidades Médicas e Saúde e Segurança do Trabalho da companhia SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI/AMAZONAS), gerenciando as Unidades Clínicas de Saúde e todos os processos que estão envolvidos a esse negócio, além de colaborar para oferecer aos clientes ambientes de trabalho saudáveis e promover a saúde, segurança e bem-estar das pessoas. É Mestre em Engenharia de Produção linha de pesquisa Organizações, Operações e Serviços pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Docência na Educação Superior pelo Claretiano - Centro Universitário; Especialista em Engenharia de Produção (MBA) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Especialista em Psicologia Organizacional pela Universidade do Norte (UNINORTE); Administrador de Empresas com habilitação em Gestão de Pessoas pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (CIESA); Técnico de Segurança do Trabalho pela Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM).
CEO da AD SOCIAL CONSULTORIA E TREINAMENTOS. É formada em Serviço Social e Mestre em Administração Concentração em Inovação e Organizações. Com 18 anos de mercado, já trabalhou na Coca Cola, FEMSA – Minas, SESC Minas. Seu foco atual é o ESG na área social.
Como Coordenadora de Recursos Humanos da FIEMG, realiza seu trabalho no desenvolvimento humano e ESG. Sua formação é Pedagogia – Gestão de RH e possui como especialização MBA Gestão de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia. Está no mercado há 18 anos.
Como Gerente de Unidade de Negócio, no Instituto Jovem – Grupo MRH Gestão de Pessoas, realiza seu trabalho nas áreas comercial, administrativa, pedagógica e relacionamento com o mercado. Já trabalhou em empresas como Fundação Roberto Marinho, CIEE, ABRH Ceará. Sua formação é Administração, Psicopedagogia, Metodologias Ativas da Educação e Gestão de Recursos Humanos. Está no mercado há 21 anos.
Mais de 30 anos de experiência em Recursos Humanos, dos quais 20 em cargos de média e alta liderança em grandes empresas como Souza Cruz, OI, Amazônia Celular, Grupo Ultrapar- Imifarma e Extrafarma, onde ocupou a posição de Diretora de Gestão de Pessoas. Atualmente é Gerente de Gente e Gestão do Hospital Porto Dias, Diretora de Educação da ABRH-PA, CEO da GBC Consultoria e Coaching Empresarial, onde atua como Executive e Business Coaching, Adviser e Formadora de Analistas Comportamental DISC. Mestranda em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento. Administradora e Bacharel em Psicologia pela Universidade da Amazônia. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão Empresarial, ambas pela Fundação Getúlio Vargas. MBA em Gestão de Cultura. Formação em Conselheira Administrativa pela Escola de Negócios da PUCPR, formação em Adviser Comportamental pelo Instituto Holos. Formação em Professional, Mentoring e Coaching pelo Instituto HOLOS. Formação em Executive e Business Coaching, Positive Coaching. Formação em Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Formação em Coaching Executive pelo Instituto Development.
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Administração Habilitação Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais da Una (1986), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (1992) . MBA em Gestão Estratégica de Negócios -Centro Universitário Newton Paiva(2012). Vice-Presidente no CPSA/FIES na Faculdade Padre Arnaldo Janssen desde 23/02/2015 . Coordenador de Pós Graduação e Extensão, Administração e Tecnológicos da Faculdade Arnaldo. Ex Coordenador do curso de Administração da Faculdade de Minas Gerais - FAMIG. Trabalhou em indústria e prestador de serviços na área de comércio exterior durante aprox. 15 anos. Ex Diretor Comercial na Axis Shipping Agenciamento de Cargas entre 2015-2017. Consultor em Comércio Exterior e em Educação Superior. Ex conselheiro do Conselho Regional de Administração - CRA/MG Tem experiência na área de Administração, coordenação e professor nos Cursos de Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Cursos Tecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Comércio exterior, Exportação, Importação, logística e Marketing Internacional, Inovação e Competitividade.
Executiva por mais de 25 anos em negócios nacionais e internacionais, proprietária e diretora Pacific C.I. Ltda. Atua desde 2013 como coach, mentora e facilitadora no desenvolvimento de líderes com os temas de liderança, gestão de negócios, inteligência emocional, gestão de conflitos, carreira, autoconhecimento e propósito; apoiando a formação e desenvolvimento de times. Formação: Conselheira Administrativa – IEL/FIEMG, Especialista Gestão de Negócios e Pessoas – FDC Fundação Dom Cabral, Psicóloga - FUMEC, Contabilidade – UNA. Certificações DISC, PROFILER, MBTI Step I e II, EQi2.0, QR-Resiliência, FACET 5 e Team Scape, TKI, CODEV. Formação complementar: Plano de Negócios e Empreendedorismo-José Dornelas, Skill Negotiating-Scotwork, Ativismo Quântico e Consciência-Amit Goswami, Coaching-Pro-Fit, Executive e Team Coaching-Marshall Goldsmith, mais de 2.500hs atendidas. Professora MBA e PÓS na FDC e Newton Paiva.
É co fundadora da empresa YKA Innovation – Florianópolis/SC. Sua formação é Arquitetura e Urbanismo, pela UFPA, com MBA em Consultoria Empresarial e Especialização em Gestão de Qualidade. Apaixonou-se pela área de Gente e tornou-se Master Coach Integral Sistêmico pela FEBRACIS, Master & Trainner em Programação Neuro linguística pela METAFORUM SP e sendo também Consteladora Sistêmica – ESCOLA DE POTENCIALIDADES PARÁ. Escritora do LIVRO “REINVENTar é preciso”, criou e é mentora do Método REINVENT. Atualmente é Conselheira Fiscal da ABRH - PA
Diretora da Possibilità Desenvolvimento do Ser Humano.Presidente da ABRH-RS (Gestão 2019 a 2021).Coordenadora de grupo de Formação pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.Professora de Especialização em Comportamento Organizacional e Liderança – FEEVALE – desde 2009. Professora de Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas - PUCRS - desde 2017. Professora de Pós-Graduação da UOL EDTECH em parceria com a PUCRS - Liderança, Inovação e Gestão 3.0 - desde 2018.Professora de Pós-Graduação Gestão de Negócios em Tecnologia de Informação - UNISINOS - desde 2011. Professora do MBA em Data Science e Analytics Aplicada a Negócios - UNISINOS - desde 2018.Professora Pós-graduação - "Gestão e Coaching de Equipes" - Curso de Administração, Finanças e Geração de valor - agosto 2019.
Como apoiadora da principal entidade de RH e Gestão de Pessoas do país e que atua há 22 anos na disseminação de conhecimento.
e que terá alto impacto no desenvolvimento profissional dos participantes.
e Gestão de Pessoas do Maranhão, que atuam em empresas dos mais variados segmentos e portes.
Vice – Presidente do conselho Fiscal e Diretora de Governança de Projetos
Seja um parceiro de gestão ABRH-MA, e protagonize dentro do ecossistema de RH paraense.